Parabéns ao município de Irapuã pela conquista do Selo de Alfabetização Ouro!

Parabéns ao município de Irapuã pela conquista do Selo de Alfabetização Ouro!

Município de Irapuã atinge 95 pontos de pontuação e mostra que é possível conquistar resultados expressivos que transformam a realidade das crianças e suas famílias.
Parabéns ao município de Irapuã pela conquista do Selo de Alfabetização Ouro! Esse é um reconhecimento importante do compromisso da gestão municipal com a educação e o desenvolvimento dos seus cidadãos. O Selo de Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação, destaca municípios que alcançaram índices significativos de alfabetização.
A primeira edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, que contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros, tem como objetivo reconhecer as secretarias municipais e estaduais de Educação que implementam boas práticas na área da alfabetização. O selo é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), desenvolvido pelo MEC.
 “Esta iniciativa do MEC visa reconhecer o trabalho das secretarias de Educação com foco na alfabetização das crianças brasileiras. São muitos os desafios, mas a nossa rede tem se dedicado nesse fazer, tanto no âmbito dos profissionais que atuam na SME, quanto no âmbito dos profissionais que estão nas escolas, além do apoio das famílias e demais membros da comunidade escolar”.
Desafio e superação na alfabetização
A conquista de Irapuã é resultado de um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), escolas, professores, gestores e a comunidade. Desde a implementação do programa, a Secretaria juntamente com a equipe gestora vem adotando estratégias inovadoras e eficazes para garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever de maneira adequada e no tempo certo. 
Para isso, o município aderiu à formação contínua dos educadores com o Alfabetiza Juntos no Ensino Fundamental e LEEI na Educação Infantil, também foi disponibilizada a plataforma Elefante Letrado para todos os alunos, a plataforma do CNCA, que também ofertou capacitação aos professores e gestores foi de suma importância para delinearmos a aprendizagem dos nossos alunos com as avaliações dos 3 ciclos encaminhadas por esta secretaria para as escolas. Também contamos com a plataforma da fluência leitora onde tivemos acesso a formação. 
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece as ações planejadas e realizadas pelo município nos 5 eixos do Programa: gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica, sistema de avaliação e reconhecimento de boas práticas. 
“O selo é uma vitória coletiva. Reflete o trabalho de toda a rede municipal de ensino e, principalmente, a dedicação dos nossos educadores”. Estamos com os olhos no futuro das nossas crianças, e isso exige comprometimento e inovação", afirmou a prefeita Reni Silva.
"Este prêmio é um reconhecimento do trabalho incansável da nossa equipe e da prioridade que temos dado à alfabetização das nossas crianças. Agradeço a todos que contribuíram para que chegássemos até aqui".