Comunicados

Lista de publicações

PREFEITA RENI ASSINA CONVENIO COM O GOVERNADOR TARCISIO DE FREITAS

PREFEITA RENI ASSINOU NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES NA DATA DO DIA 03/12/23 CONVENIO FIRMADO COM O GOVERNADOR ESTADUAL TARCISIO DE FREITAS, O RECURSO SERÁ NO VALOR DE R$800.000,00 ( OITOCENTOS MIL REAIS) E SERA DESTINADO A REFORMA DO CLUBE MUNICIPAL.

Anexos

Escala de atendimento médico e odontológico.

Escala de atendimento médico e odontológico.

Anexos

Baixe aqui     Download   Visualizar

OLAVO BILAC

Olavo Bilac - Patrono do Serviço Militar

Olavo Bilac nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Poeta, jornalista, fundador e membro da Academia Brasileira de Letras, foi um ardoroso nacionalista, abolicionista e grande propugnador do Serviço Militar Obrigatório e dos tiros-de-guerra. Percorreu o País, tanto as mais recônditas regiões, como as capitais, conclamando a mocidade para servir à Pátria que ele tanto amava. Precursor da campanha pela alfabetização, foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros. Dentre sua extensa obra, destacam-se a letra do Hino à Bandeira, o poema épico "O Caçador de Esmeraldas" e o belo soneto "A Pátria". Na data do seu nascimento, 16 de dezembro, comemora-se o Dia do Reservista. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 53 anos.

Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac foi o mais ardoroso defensor do modelo de recrutamento, vigente há quase um século no Brasil. A constatação do absoluto ajustamento do sistema de conscrição à atualidade brasileira é, por si só, prova sobeja da visão prospectiva desse insigne patriota, mui justamente consagrado Patrono do Serviço Militar.

Quando Bilac engajou-se na campanha do Serviço Militar, descortinou-se a dimensão maior de sua personalidade, centrada em profundo patriotismo e dedicação ao Brasil.

A primeira lição de civismo colheu-as no próprio lar, em ambiente de simplicidade e dedicação.

Orador fecundo, enfático e inspirado, faria, mais tarde, ecoar por todos os recantos do Brasil, o seu protesto veemente ao divórcio dos meios civil e militar. Chegava a inflamar-se ao contestar as acusações de militarismo, que muitos, em sua época, atribuiam às medidas adotadas para o aperfeiçoamento do Serviço Militar. O autor da letra do Hino à Bandeira e da grandiosa "Oração à Bandeira", empenhou-se, ainda, na ação educacional cívica, buscando a promoção dos mais puros ideais da nacionalidade. Sob essa inspiração, fundou a Liga de Defesa Nacional, em 1916, para lutar pela preservação de nossos valores maiores ao longo do tempo.

Bilac era, acima de tudo, um patriota consciente do momento histórico, um combatente pelo civismo, ao qual não hesitava em devotar-se, por inteiro. Em 1915 e 1916, empreendeu peregrinação pelo País, conscientizando os brasileiros da necessidade do Serviço Militar Obrigatório, pregando a verdadeira cidadania. Sua missão, iniciada em São Paulo, e ressonante no Rio de Janeiro, tornou-se alvo de destacada homenagem no Clube Militar. Prosseguiu rumo a Minas Gerais e ao Rio Grande do Sul, defendendo, com ardor, a associação de todos os brasileiros à sua causa.

Embora com sacrifício da saúde, Bilac alimentava o firme desejo de levar sua pregação ao Norte e ao Nordeste do Brasil, seguindo o itinerário que já havia traçado, durante suas viagens para a campanha de defesa do Serviço Militar.

Mas no apagar de 1918, quando a cidade do Rio de Janeiro se preparava para um novo ano, correram sentidas lágrimas pela notícia da morte do querido poeta. A mesma carreta de artilharia que servira para transportar o corpo de Osorio para o cemitério, conduziu Bilac ao sepulcro.

Na sua eternidade, a Pátria reverenciará sempre aquele que, com o coração e a ação, mostrou aos brasileiros a nobreza do dever militar.

16 de Dezembro - Dia do Reservista

O Dia do Reservista é comemorado anualmente em todo o Brasil no dia 16 de Dezembro, em homenagem ao poeta OLAVO BILAC, grande defensor do Serviço Militar Obrigatório e dos Tiros-de-Guerra. Na data do seu aniversario, a Pátria reverencia na sua eternidade aquele que, com o coração e a ação, mostrou aos brasileiros a nobreza do dever militar, mui justamente consagrado Patrono do Serviço Militar. O Dia do Reservista instituído pelo Decreto-Lei nº 1908, de 26 de dezembro de 1939, tem com o objetivo de reavivar nos reservistas a lembrança da época em que serviram à Pátria, firmando em seus espíritos os valores da vida militar e a oportunidade do congraçamento entre amigos da Ativa e da Reserva.

 

Anexos

COMUNICADO

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO

CMSE - 2ª RM - 5ª CSM

7ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR

JSM Nº 052 - IRAPUÃ-SP

COMUNICADO AOS JOVENS RESERVISTAS

 

VOCÊ DEVERÁ COMPARECER NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2017 (TERÇA-FEIRA) NA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR, LOCALIZADA NA AVENIDA CEL. PEDRO GONZAGA DA SILVA, 396 (AO LADO DO CRAS) AS 12h00min PARA PRESTAR O COMPROMISSO À BANDEIRA E RECEBER SUA RESERVISTA – C.D.I .

 

- VOCÊ DEVERÁ ESTAR DE CALÇA AZUL (JEANS) E CAMISA OU CAMISETA BRANCA.

 

- NÃO DEVERÃO ESTAR DE BARBA MAL FEITA, BRINCOS OU PIERCING.

 

OBS: O NÃO COMPARECIMENTO IMPEDIRÁ O RECEBIMENTO DA SUA RESERVISTA.

 

Irapuã/SP, 08 de Agosto de 2017.

 

 

                                   ROSA MARIA ZOCARATO VITERBO

                                 SECRETÁRIA DA JSM-052

Encerrado

Anexos

COMUNICADO     Download   Visualizar

EDITAL DE CONVOVAÇÃO - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018.

A Prefeitura Municipal de Irapuã, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica do Município, CONVOCA o público em geral para a realização de audiência pública, na data, local e horário abaixo. Para discussão: LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018. DIA: 12/04/2017 LOCAL: Câmara Municipal de Irapuã Horário: 20:00 horas.

Encerrado

Anexos

Anexo - 01     Download   Visualizar