Postado dia 28/01/2016

Irapuã: um município rico em história

Em 1875, as famílias Hipólito José Godoy e Luiz Márquez, chegaram a região com o propósito de cultivar cereais, pois a terra era muito fértil.

Doaram a paróquia 40 alqueires de terra para a formação de um povoado, ale de uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, colocaram no altar-mor da capela ali existente. Outras famílias foram chegando com a finalidade cultivar a terra, sendo então batizado o pequeno povoado com o nome de Cervinho, por estar localizado às margens do córrego de igual nome.

Nos princípios do século XX, novas famílias chegaram à Vila de Cervinho instalando-se em casas provisórias e dedicando-se inteiramente ao cultivo das terras. Muitas famílias adquiriram alqueires de terras para formarem suas fazendas sendo elas chefiadas pelos senhores Fabiano Moreira, José Bilica, “Nhonhô Alves”, Joaquim Venâncio e Agostinho Goulart, D. José Marcondes Homem de Melo, bispo da diocese de São Carlos, através da insistência dos moradores da Vila criou em 1934 a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em louvor à padroeira da Vila.

Pelo Decreto-lei estadual n. 2.247 de 30 de setembro de 1930, a Vila Cervinho passou a Distrito tomando o nome de Irapuã, pertencendo ao município de Novo Horizonte. O nome Irapuã origina-se da grande existência de abelhas irapuá na região. Com seu crescimento, Irapuã foi elevado a município em 30 de novembro de 1944, compondo-se de dois distritos: Irapuã e Sales. Sales desmembrou-se de Irapuã em 1949, sendo anexado ao município de Novo Horizonte.

Em 1926 foi iniciada a plantação de café em larga escala, de acordo com critérios altamente racionais. Pioneiro na plantação de café, o senhor Amadeu Bouzza, em 1927, já possuía cerca de 280.000 pés plantados em sua fazenda. O crescimento de Irapuã foi obedecendo a um ritmo dinâmico, concentrado, particularmente e seu início, na plantação de café e cereais em geral. O aumento gradual da arrecadação municipal foi paralelamente ao fator de crescimento, um dos pontos que mais deram origem à emancipação político-administrativa do Município de Irapuã, dando-lhe também, condições efetivas para assegurar essa emancipação (que ocorreu em 30 de novembro de 1944 pelo Decreto-lei n. 14.334).

Fonte: EXPO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - Composto e Impresso na Companhia Lithográphica Ypiranga, São Paulo, Dezembro 1974.