Prefeita e vereadores de Irapuã tomam posse; veja lista de eleitos | Prefeitura de Irapuã
Prefeita e vereadores de Irapuã tomam posse; veja lista de eleitos

Reni (DEM) toma posse nesta sexta (1º) como prefeita de Irapuã (SP). Além dela, 9 vereadores assumem o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro. Suplentes podem substituir os vereadores que deixarem o cargo para ocupar uma outra função.

A nova prefeita de Irapuã, Reni (DEM), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dela, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

A prefeita Reni Aparecida da Silva tem 40 anos, é divorciada, declara ao TSE a ocupação de agente postal e tem ensino médio completo. Ela não declara nenhum bem como patrimônio. Já o vice Donizete Guimarães (Jose Donizete Pires Guimarães), do PSC, tem 62 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de motorista de veículos de transporte coletivo de passageiros e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 77.860,00.

A prefeita e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PTB, com 4 vereadores.

Cabe a prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Irapuã vão representar 8.048 habitantes. A cidade paulista tem um PIB de R$ 149.375.488,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,713, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Iko Fernandes, do PTB, tem 43 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de produtor agropecuário e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 120.800,00.

Carlão, do PTB, tem 40 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 224.285,31.

Dinho da Bicicletaria, do PTB, tem 48 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

Neto Buzina, do PTB, tem 40 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vendedor de comércio varejista e atacadista e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 54.761,01.

Garça, do PSC, tem 59 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de produtor agropecuário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 62.825,00.

Mauricio Palhari, do MDB, tem 30 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vigilante e tem superior incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 21.000,00.

João Paulo Cuthara, do DEM, tem 32 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 81.967,76.

Guinho, do DEM, tem 74 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de aposentado e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 232.638,02.

Val de Campos, do DEM, tem 33 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 30.000,00.

Veja o número de vereadores por partido

PTB: 4

DEM: 3

MDB: 1

PSC: 1

* Esta reportagem foi produzida de modo automático com o apoio de um sistema de inteligência artificial e foi revisada por um jornalista do G1 antes de ser publicada. Saiba mais sobre o sistema usado em g1.com.br.